top of page
  • Let Cotrim

Exposição Coletiva Viajantes

Olá!


Este é um post e um convite para a Exposição Virtual Coletiva Viajantes, organizada pela Galeria Espaço Zagut no Rio de Janeiro.




A ideia da viagem é muito ampla e pode ser desde a volta ao mundo em quantos dias quisermos, até uma viagem mental. Nesse espírito, quando o Espaço Zagut me convidou para participar da coletiva a primeira coisa que me veio à cabeça foi "se um viajante numa noite de inverno...", o título de um dos livros do meu querido autor Italo Calvino.

Sem dar spoiler do livro, preciso falar do primeiro capítulo, que desfia o rosário dos sentimentos de um leitor voraz que adentra uma livraria em busca do último romance do próprio Calvino, e se vê quase perdido entre as estantes dos livros que queria ler, os que não sabe que sequer existiam, os que esquecemos, os que não terminamos de ler nunca...


A partir daí, pensei nos lugares que não conhecemos mas gostaríamos de visitar, nos lugares que gostaríamos de voltar, nos lugares que gostaríamos de nos esconder pelo menos temporariamente e lembrei da imagem desta ilhota entre o continente e Ilhabela, uma sequência de fotos que fiz nas últimas férias, pré-pandemia. Não visitei a ilhota em questão, então ela se encaixa na ideia de viagem-descoberta. O que haverá ali? Com Calvino na cabeça, com uma vontade louca de sair de casa mas respeitando a quarentena (ainda...) fui refletindo sobre o que levamos conosco e o que deixamos, nosso, nos lugares que visitamos. E também, se ao retornarmos de nossas viagens, chegamos exatamente ao mesmo ponto de onde partimos, porque o tempo passou, tanto na viagem quanto na origem.


O link para o Espaço Zagut é este, onde também há o link para a sala virtual e catálogo (lindo!) da exposição:





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page