top of page
  • Let Cotrim

A primeira praia

Abrindo a série "Do Mar" e mudando o registro de ventanias e vagalhões da Passagem de Drake, venho mostrar a "primeira praia da minha vida", a do Flamengo, na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Eu nasci em Brasília, e em algumas visitas ao Rio antes de vir definitivamente tenho umas lembranças confusas nas datas, mas bem vívidas desta praia. Esta foto é de 2019 😉.


Escolhi a Guanabara porque recentemente e novamante, na 1a página do jornal O Globo aparece a Guanabara tomada de lixo flutuando, a maioria plástico. Ações do Instituto Mar Urbano removeram 20 toneladas de lixo em janeiro da Baía de Guanabara.


Vamos refletir: olhem que paisagem linda, com o Parque do Aterro, igualmente lindo. É normal que o litoral urbano, onde a população pode se divertir, se exercitar, pode gerar renda com turismo, comércio e serviços, esteja quase sempre impróprio para banho e/ou tomado por lixo? É uma questão ambiental séria mas também de saúde pública, já que estar em contato direto com águas contaminadas provoca doenças. O que é mais interessante para você? Ter uma área de lazer urbana, linda, limpa e segura, ou um depósito de lixo no mar? Em que mar você quer nadar?







24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page