top of page
  • Let Cotrim

Cenas do mar urbano

O mar do Rio de Janeiro tem porto, farol, estaleiros, navios comerciais, embarcações de transporte, lazer, esporte e de pesca (e pescadores), indústrias e aeroportos no entorno, praias, lixo, esgoto sem tratamento, e gente à beça.


Mas tem também uma beleza cênica incrível, biodiversidade, e conta com muitas ilhas e áreas de proteção, que além da fauna e flora, ainda guardam registros arqueológicos.


Vamos pensar na Baía de Guanabara: ela também é responsável pela alcunha de "maravilhosa" à cidade do Rio. A cidade perderia boa parte do charme sem ela, todos concordam? E teria uma história de fundação e ocupação completamente diferente.


O nosso "mar urbano" poderia ser bem melhor porque lixo, esgoto e outros tipos de poluição, inclusive sonora, (a gente não ouve, mas incomoda demais os botos, golfinhos e baleias) têm solução. O investimento em saneamento, por exemplo, "incrementa" as finanças em outros setores porque a população e o ambiente se tornam mais saudáveis.


Assim como temos na cidade (em terra) o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, o Parque Estadual da Pedra Branca, a Floresta do Camboatá, por exemplo, poderíamos ter mais "parques" em áreas marinhas. Com um bom conhecimento e gerenciamento, o potencial para conservação da biodiversidade, captura de carbono, manutenção da pesca, transporte urbano, e atividades turísticas controladas é bem grande. É perfeitamente possível deixá-lo limpo e saudável, conhecer e preservar a sua biodiversidade, e prever o seu estado "físico" e sua composição "química", desenvolver a cidade sem riscos para a população: basta observá-lo repetidamente. Usando o jargão científico: "monitoramento", "modelagem numérica", "gerenciamento costeiro".


As cidades litorâneas não conseguem "urbanizar o mar", por mais que isso fosse o sonho de muitos. Um mar "comportado" para os anseios dos habitantes das cidades é um objetivo inatingível.


Já pensaram nisso? Em outubro teremos eleições. Tudo o que escrevi sobre o Rio, vale para a sua cidade também. Então, vamos muito cuidar bem do nosso patrimônio.


Tem ciência em tudo. Tome ciência! E arte também 💙🌊!





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page